Imagem ilustrativa da imagem Projeto de Apucarana completa um mês com 76 castrações
| Foto: Edson Denobi/PMA

Apucarana - O Programa Mais Vida Animal de Apucarana (Centro-Norte) completou nesta semana um mês de atividades. Neste período foram realizadas 76 castrações gratuitas de animais adotados junto ao canil e gatil municipal e 71 resgates, sendo 29 cães e 42 gatos vítimas de abandono ou maus-tratos. Quinze cuidadores independentes credenciados também estão sendo atendidos com o primeiro repasse mensal de ração, em um total de 1,5 quilos, beneficiando de forma direta 349 animais tutelados. O balanço é do Cemsa (Centro Municipal de Saúde Animal) da Autarquia Municipal de Saúde.

LEIA MAIS:

- Pandemia deixa legião de pets órfãos após a morte de tutores

Dos 71 animais resgatados pelo Cemsa no mês de abril, 13 necessitaram de atendimento veterinário e foram encaminhados para tratamento junto a uma clínica credenciada. “Esse é outro grande diferencial do Programa Mais Vida Animal, garantindo um atendimento mais adequado aos animais vítimas de maus tratos. Nestes casos, em especial, foram utilizados os procedimentos de raio-x, hemograma, ortopedia e otohematoma, em um investimento de cerca de R$10 mil”, informa Luan Rafael da Silva Santos, coordenador do Cemsa. Ele lembra que para o primeiro ano de atividades, o Cemsa, que funciona nas antigas instalações do antigo canil municipal, conta com orçamento na ordem de meio milhão de reais.

O repasse dos cerca de 1,5 mil quilos de ração aos 15 cuidadores independentes já cadastrados junto ao Cemsa deve ser concluído nesta semana. “São 1,2 mil para cães adultos e 300 quilos para gatos. Lembrando que o intuito desta ação é oferecer uma ajuda mensal complementar a estes cuidadores”, diz Luan. Ele salienta que antes de ter a ajuda aprovada “os cuidadores recebem a fiscalização do Cemsa, que promove vistoria criteriosa do local onde os animais estão abrigados”.

O Programa Mais Vida Animal, frisa Luan Rafael, amplia ainda a oferta de castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas) tutelados por famílias de baixa renda e inscritas no CadÚnico do Governo Federal. O cadastramento deve feito a partir dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social). “Para ter direito ao benefício a pessoa deverá estar cadastrada no CadÚnico e ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. O número de castração também é limitada a duas ao ano por família”, explica coordenador do Cemsa.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto de Apucarana completa um mês com 76 castrações
| Foto: Edson Denobi - PMA

Além da Autarquia Municipal de Saúde, o Mais Saúde Animal conta com envolvimento das secretarias municipais de Meio Ambiente, Assistência Social e Gestão Pública, Polícia Militar do Paraná (PM/PR) e Guarda Civil Municipal (GCM). “Esta iniciativa também engloba a educação ambiental. No pós-pandemia vamos levar palestras aos nossos alunos, promovendo a conscientização sobre a proteção animal junto às novas gerações”, complementou o prefeito Júnior da Femac. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

SERVIÇO - Informações sobre o programa no Cemsa pelo telefone 3901-1051

LEIA TAMBÉM:

- Em Apucarana, 54 pessoas com Síndrome de Down já foram vacinadas

- Cultivo em horta comunitária é terapia para pacientes de UBS de Apucarana

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1