“Mulher: desafios além do gênero” é o tema da primeira reunião Portas Abertas do ano, um encontro promovido pelo Núcleo Londrina do Grupo Mulheres do Brasil. O evento acontece neste sábado (25) de março, às 15h30, na Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), e é aberto ao público. Num primeiro momento da reunião, serão apresentados os projetos de Empreendedorismo, Combate à Violência contra a Mulher, Políticas Públicas e de atendimento ao público 60+ já realizados pelo Núcleo em Londrina, assim como os objetivos do Grupo em nível nacional.

Em seguida, será abordado o tema especial, com a apresentação de três integrantes do Núcleo. Thereza Silva, voluntária no Comitê Empreendedorismo, vai levar para a conversa sua experiência à frente da Associação de Mulheres Empreendedoras do Bairro Aragarça, além de sua trajetória pessoal e profissional; Saraí Brito, do Comitê de Combate à Violência, vai falar sobre sua história como mãe atípica - ela é mãe de um menino autista; e Samara da Silva Headley, professora universitária e líder colegiada, vai somar ao debate relatando os desafios enfrentados como mulher preta. Após a fala de cada uma, todas as participantes serão convidadas a refletir empaticamente sobre os depoimentos.

Nilma Raquel Silva, voluntária e líder colegiada do Núcleo Londrina, ressalta a importância de abordar o “ser mulher” de uma forma mais ampla, uma vez que, além da questão do gênero em si, as mulheres sofrem preconceitos de várias ordens e precisam enfrentar desafios muito particulares. “A gente percebe a complexidade da condição feminina, que é recortada por várias situações de classe, de raça, e isso precisa ser levado em conta, até para que nós, mulheres, possamos olhar umas para as outras com mais empatia e generosidade. Isso nos fortalece”, destaca a voluntária.

MOVIMENTO SUPRAPARTIDÁRIO

A reunião Portas Abertas é um evento realizado por todos os núcleos do Grupo Mulheres do Brasil e trata-se de uma oportunidade de as interessadas em fazer parte conhecerem como funciona esse movimento suprapartidário e que já reúne mais de 114 mil mulheres no País e no mundo com o sonho comum de transformar o país em um lugar melhor e mais justo.

Além de apresentar os projetos que já estão acontecendo, será detalhada a proposta do movimento - construir um Brasil melhor a partir do protagonismo feminino -, e lembrados alguns valores que norteiam as ações do Grupo, como buscar diversidade, agir com leveza e promover impacto social.

O Grupo Mulheres do Brasil é um movimento político suprapartidário, criado em 2013 e presidido pela empresária Luiza Helena Trajano, que reúne mais de 114 mil mulheres que sonham e trabalham voluntariamente por um Brasil melhor. Nos organizamos em 155 Núcleos locais, 114 em cidades brasileiras e 41 no exterior, em 24 países. Entre nossas pautas prioritárias estão a valorização da Educação, o combate à violência contra a mulher, igualdade racial e a defesa do Sistema Único de Saúde.

O Núcleo Londrina começou suas atividades em outubro de 2020 e realizou sua primeira reunião online aberta às mulheres da cidade no dia 10 de dezembro de 2020. O Núcleo local tem como líder fundadora a arquiteta Charlene Tófano, e como líderes colegiadas a professora universitária Samara Headley, a consultora empresarial Caroline Moya de Morais, a administradora de empresas Vanessa Tófano e a jornalista e atriz Nilma Raquel Silva.

COMO PARTICIPAR

Basta cadastrar-se pelo www.grupomulheresdobrasil.com.br. Siga também @grupomulheresdobrasillondrina no Instagram

(Com informações do Núcleo Londrina do Grupo Mulheres do Brasil)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1