Obras de manutenção e reforma de pontes em rodovias estaduais são realizadas No Norte Pioneiro. O objetivo, segundo o DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do estado), é corrigir danos e desgastes em estruturas para o tráfego de veículos e pessoas. As obras, que abrangem um total de sete pontes e uma galeria, têm investimento previsto de R$ 7,6 milhões e são esperadas há anos pela população local.

As reformas em andamento visam a correção dos danos já existentes e melhorias para prevenir problemas futuros. Essas ações, segundo a Seil-PR (Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná), são essenciais para garantir que as pontes e outras estruturas rodoviárias permaneçam em funcionamento por muitos anos, permitindo o tráfego seguro e constante, tanto de moradores - que precisam acessar serviços e comércios em centros urbanos -, quanto de veículos de longa distância - que transportam produtos agropecuários e industriais da região.

O DER, que fiscaliza as obras, aponta que, a cada R$ 1 gasto na manutenção das rodovias, R$ 3 são economizados em reabilitação e reconstrução no futuro. Assim, segundo a autarquia, o investimento atual não apenas evita maiores despesas futuras, mas também assegura a continuidade do desenvolvimento econômico local.

Ainda em relação à economia, as obras representam um alívio para os municípios do Norte Pioneiro. A melhoria na infraestrutura de transporte, ainda segundo a secretaria de infraestrutura, facilita o escoamento da produção agropecuária - que é a base da economia regional - além de melhorar o acesso a mercados e serviços essenciais, fomentando o crescimento e a geração de empregos.

LEIA TAMBÉM:

= 13 cidades no Norte e Norte Pioneiro terão obras da saúde retomadas

MUNICÍPIOS

As pontes que estão sendo reformadas são as localizadas no Ribeirão Patrimônio, na PR-151 em Salto do Itararé; no Rio das Cinzas, na PR-439 em Santo Antônio da Platina; no Rio Bela Vista, na PR-431 em Jacarezinho; no Rio Ouro Grande, também na PR-431 em Jacarezinho; no Rio Anhumas, na PR-431 em Ribeirão Claro; no Rio Itararé (represa de Chavantes), na PR-218 em Carlópolis e no Ribeirão Panema, na PR-518 em Santa Mariana; e a galeria localizada no km 113,17 da PR-436, em Itambaracá.

O DER também ressalta que essas intervenções são importantes para evitar interrupções no tráfego e garantir a segurança dos usuários. As pontes reformadas irão permitir a continuidade das atividades econômicas e do fluxo de pessoas entre as cidades, reduzindo o risco de acidentes e melhorando a qualidade de vida dos habitantes locais.

A previsão é que todos os serviços sejam concluídos até o primeiro semestre de 2025, desde que as condições climáticas sejam favoráveis nos próximos meses.

Ponte sobre o Rio das Cinzas, em Santo Antônio da Platina, possui pista de 10,8 metros
Ponte sobre o Rio das Cinzas, em Santo Antônio da Platina, possui pista de 10,8 metros | Foto: Antonio Picolli

RIO DAS CINZAS

Uma das obras mais importantes é a ponte que atravessa o Rio das Cinzas, em Santo Antônio da Platina. Somente na estrutura, a expectativa do DER-PR é de que sejam gastos R$ 981,8 mil. A ponte tem 107,10 metros de extensão, largura de 12,5 metros e 11,5 metros de altura. A pista possui 10,8 metros, sendo duas faixas de 3 metros cada, e acostamentos externos de 2,4 metros.

CHAVANTES

Já a Ponte no Rio Itararé, em Carlópolis, já recebeu melhorias como recomposição de guarda-corpos demolidos, implantação de defensa metálica e reforço da sinalização vertical nos acessos, e reparos e recuperação de avarias nas superfícies de concreto, inclusive sob o tabuleiro. A estrutura tem 1.524,70 metros de extensão e 10,30 metros de largura, que incluem duas faixas de rolamento e passeio para pedestres. . O investimento é de cerca de R$ 3,8 milhões.