Ruas Araguaia e Porto Alegre, duas vias importantes da área central de Londrina e que vêm recebendo obras públicas distintas com escavações, no entanto, o impacto para moradores, motoristas e comerciantes têm sido os mesmos. A Araguaia está completamente bloqueada para o trânsito entre as ruas Itajaí e Jaguaribe desde o início desta semana. Apenas pedestres conseguem passar e em alguns pontos com dificuldade.

Segundo a empresária Monica Santana, que tem uma loja de produtos de beleza, as intervenções começaram há cerca de dez dias, porém, com a interdição total o movimento de clientes diminuiu consideravelmente. “Ninguém passa aqui e, por consequência, não para. Além disso, todo dia tem que limpar, porque fica sujo de terra. A sujeira damos um jeito, o difícil é a renda que estamos perdendo”, relatou.

LEIA TAMBÉM: Construtora da trincheira não pagou multa de quase R$ 1 milhão à prefeitura

No quarteirão ainda tem, entre outros estabelecimentos, um restaurante e uma academia, em que os clientes também têm enfrentado alguns desafios de acesso. “Sorte que está sol, porque se estivesse chovendo seria impossível chegar até a academia a pé para treinar”, comentou um aluno.

Os condutores que estão na Araguaia, nos dois sentidos, precisam desviar por outras vias da Vila Nova para seguir viagem. “Depois que terminarem vai ficar bom, precisamos ter um pouco de paciência. Só não podem demorar para terminar e voltar tudo ao normal aqui, porque o fluxo é grande todos os dias”, observou o vendedor Edgar Godoy, que mora na região.

REFORÇO

De acordo com a prefeitura, o serviço está sendo executado pela empresa que realiza a duplicação da rua Itajaí e envolve a melhoria nas redes de galeria pluvial. O trabalho foi incluído na mesma licitação das novas pistas para aproveitar que o local passaria por intervenções. “Faz parte da duplicação, mas não é para atender a duplicação. A água da chuva ficava parada ali e emendamos os dois serviços, com o reforço nas galerias”, informou o engenheiro do município que acompanha a obra, Fernando Nakao.

Até quinta-feira (25) deve ser concluída a parte de tubulação e até sexta (26) os dois poços de visita. “Depois vai faltar apenas o asfalto. Até semana que vem a rua Araguaia estará liberada neste quarteirão”, projetou João Verçosa, secretário municipal de Obras e Pavimentação.

ADUTORA

Na rua Porto Alegre os trabalhos são de responsabilidade de Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e estão concentrados atualmente em três quarteirões, da rua Natal a São Luís, sendo que a partir da rua Tomazina o trânsito precisou ser totalmente interrompido. A obra é para implantação de uma nova linha de adutora para otimizar o transporte de água até a região oeste da cidade. A etapa também é classificada como “essencial para que a água do Tibagi chegue em Rolândia”.

Serviços na Porto Alegre devem durar até o fim de agosto
Serviços na Porto Alegre devem durar até o fim de agosto | Foto: Pedro Marconi

A nova linha vai interligar o reservatório do centro até as proximidades do viaduto da PUC. São duas frentes de trabalho: a da rua Porto Alegre e na avenida Luigi Amorese. Também está incluído no projeto a construção de uma estação de bombeamento. “Está um poeirão aqui nessa região, fora que os carros estão usando ruas que normalmente são mais tranquilas e silenciosas. Espero que terminem logo, porque muitos idosos vivem no entorno”, constatou a doméstica Maria Campos.

A companhia informou que as intervenções deverão perdurar até o fim de agosto e vão se estender até o cruzamento com a rua Manaus.