Aparelhos funcionaram um mês no amarelo piscante para chamar atenção dos condutores
Aparelhos funcionaram um mês no amarelo piscante para chamar atenção dos condutores | Foto: Marcos Zanutto/Grupo Folha

Cinco semáforos foram instalados no jardim Piza, zona sul de Londrina. Três deles, colocados no cruzamento das avenidas Europa e Paris, começaram a funcionar nesta terça-feira (22). Outros dois, na avenida Dez de Dezembro com rua da Natureza, serão ligados nesta quarta-feira (23) pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).

Os aparelhos foram adquiridos e implantados por uma faculdade particular sediada na região, em cumprimento ao EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) determinado pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina). A instituição de ensino ainda implantou sinalizações vertical e horizontal dos locais, com supervisão da CMTU. A manutenção agora fica a cargo do órgão.

Segundo Sergio Dalbem, diretor de Trânsito da companhia, o objetivo dos dispositivos é amenizar o trânsito intenso no bairro, gerado, principalmente, pelo grande número de estudantes e trabalhadores que vão à faculdade. “Além do bairro em si ter aumentado nos últimos anos, temos a universidade que atrai um maior número de pessoas para a região, mas, que não fazem parte dela. No cruzamento da Europa com Paris, por exemplo, existe um congestionamento nos horários de pico”, destacou.

icon-aspas "Precisa observar se os motoristas vão respeitar nos horários de pouco movimento".
Nivaldo Francisco Barbosa -

Botoeiras para pedestres também foram instaladas e rampas de acessibilidade construídas na avenida Europa e no entorno. “Vai melhorar muito a situação todas essas intervenções”, definiu o borracheiro Nivaldo Francisco Barbosa, que contou que, apesar do grande número de veículos, poucos acidentes costumam ser registrados no cruzamento. “Agora, precisa observar se os motoristas vão respeitar nos horários de pouco movimento ou vão avançar o sinal vermelho”, alertou.

O caminhoneiro Jaime da Silva sempre passa pela região e relatou que os motoristas que sobem a rua Paris para fazer a conversão na Europa são os que mais sofrem esperando uma oportunidade para a manobra. “Ainda estão estranhando neste começo. É questão de costume”, afirmou.

ATENÇÃO

Tanto na avenida Europa como na Dez de Dezembro, os equipamentos foram instalados há cerca de um mês, funcionando, desde então, no amarelo piscante para chamar atenção dos condutores sobre a novidade. Dalbem garantiu que uma equipe de agentes da CMTU ficará nos lugares para orientar. “Ao ver o agente a pessoa costuma diminuir a velocidade do veículo. Com isso, vai entrando na disciplina do semáforo com mais facilidade. Os motoristas devem redobrar o cuidado até que todos estejam habituados com os aparelhos”, sugeriu.

DEZ DE DEZEMBRO

Na Dez de Dezembro, os dispositivos vão otimizar o tráfego na baia de conversão que fica à esquerda, para a rua da Natureza, no sentido centro-bairro, próximo ao Parque Arthur Thomas. A expectativa é que sejam ligados depois das 8h30 de quarta. “Vimos que neste local, somente a sinalização não era suficiente, com motorista querendo atravessar na frente do outro. Com o semáforo dá tempo para cada lado e evita acidentes”, explicou o diretor de Trânsito da companhia.