A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) realizará nesta sexta-feira (14) a entrega de 220 notebooks para os municípios das regiões Norte e Norte Pioneiró, que participam do projeto Talento Tech-PR, programa de qualificação profissional na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Serão beneficiados os municípios de Santa Amélia, São Sebastião da Amoreira, Congonhinhas, Santa Cecília do Pavão, Santo Antônio do Paraíso e São Jerônimo da Serra, Tamarana, Primeiro de Maio, Guaraci, Porecatu e Lupionópolis. Cada cidade irá receber 20 notebooks, para que eles sejam usados pelos alunos inscritos no Talento Tech-PR.

Três mil estudantes dos ensinos médio e superior de 50 cidades paranaenses terão a oportunidade de realizar cursos profissionalizantes na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) por meio do projeto Talento Tech-PR. A iniciativa receberá um investimento inicial de R$ 62 milhões e é fruto de uma articulação conjunta de diversas secretarias e órgãos estaduais, em parceria com grandes empresas de tecnologia sediadas ou com operações no Paraná.

Serão 150 cursos com 20 vagas cada e carga horária de 800 horas de aulas presenciais e a distância ao longo de 10 meses, com bolsas mensais de R$ 1.345 por estudante. O conteúdo envolve habilidades típicas de TIC, além de softskills – termo em inglês para definir habilidades comportamentais e competências subjetivas – e o desenvolvimento de uma aplicação prática ao final dos cursos ligada a problemas reais das empresas parceiras.

O objetivo é atender alunos da rede pública dos 50 com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná nos próximos três anos – os primeiros 1.000 já foram selecionados via edital e os demais ingressarão em 2025 e 2026.

As grandes empresas de tecnologia que firmaram parceria com o Governo do Estado se comprometem com a contratação de pelo menos 50% dos alunos formados no mesmo município de origem dos estudantes.

Além disso, cada aluno receberá um notebook durante o aprendizado. Os critérios de seleção serão determinados pelo edital, que será publicado pelo Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) da UEPG.

O secretário da Inovação, Alex Canziani, estará presente nas entregas, que acontecerão em Cornélio Procópio e Londrina.

(Com informações da assessoria)