Imagem ilustrativa da imagem Hospital Municipal de Maringá recebe doação de quatro helmets
| Foto: Divulgação

Maringá - O Complexo Hospitalar Municipal recebeu a doação de quatro helmets - aparelhos de modalidade de ventilação não invasiva (VNI) - do Hospital Universitário Regional de Maringá (Noroeste). A doação tem com objetivo ofertar mais aporte de oxigênio aos pacientes, postergando ou, até mesmo, evitando a ventilação invasiva com a intubação orotraqueal.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, ainda que não se tenham estudos mais específicos da utilização de VNI, relacionados ao tratamento para covid-19 em síndromes respiratórias agudas graves de modo geral, se observam benefícios aos pacientes que fazem uso dessa modalidade, como a melhora do padrão respiratório e nível de saturação de oxigênio.

Conforme Puzzi, há uma série de dispositivos (máscaras) que poderiam ser utilizadas, no entanto, algumas trazem o desconforto por ser necessário um ajuste firme ao rosto do paciente. Assim, o helmet (modalidade doada pelo HU) traz o ganho do maior conforto ao paciente com os mesmos benefícios já descritos, gerando mais tolerância do paciente para usufruir por mais tempo da medida terapêutica. (Com informações da prefeitura municipal)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1