Escolhido consórcio que construirá viaduto da PUC em Londrina
DER publicou nesta segunda o resultado da licitação da obra, que tem o objetivo de desafogar o trânsito; investimento é de R$ 28 milhões
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 18 de abril de 2022
DER publicou nesta segunda o resultado da licitação da obra, que tem o objetivo de desafogar o trânsito; investimento é de R$ 28 milhões
Reportagem local
Curitiba - O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Paraná, publicou nesta segunda-feira (18) o resultado final da licitação do novo viaduto da BR-369, em Londrina. Conhecido como Viaduto da PUC, a obra vai garantir a ligação entre as avenidas Jockei Clube e Cruzeiro do Sul, ruas Geraldo Rodrigues e das Indústrias, sem interferir no tráfego de veículos da rodovia federal. A vencedora é a empresa Gaissler Moreira Engenharia Civil Eirelli (da cidade de Turvo, na região Central), em consórcio com as empresas Legnet Engenharia Ltda e Vitis Engenharia Ltda.
Elas irão elaborar o projeto básico e o projeto executivo, além de executar a obra, um investimento de R$ 28 milhões, atingido após negociação com o DER/PR durante a sessão de disputa de lances. O processo agora segue para homologação e posterior assinatura de contrato.
A avenida Jockey Clube é a principal via de acesso ao campus da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), enquanto as demais vias são muito utilizadas por indústrias e empresas da região. Atualmente o cruzamento é operado por semáforos, gerando engarrafamentos, principalmente nos horários de pico.
PASSAGEM INFERIOR
A obra prevê a elevação da BR-369 e execução de passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância.
As pistas novas terão duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. As alças terão 6,5 metros de largura, sendo 5,6 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado. Também serão executadas novas calçadas em concreto.
O prazo de execução previsto, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, é de 450 dias corridos (15 meses), sendo os três primeiros meses dedicados à elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia da obra.
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BANDEIRANTES
Está em andamento o período de recursos da licitação da passarela e rótula da BR-369, em Bandeirantes (Norte Pioneiro), facilitando o trânsito de pedestres e veículos no acesso ao Santuário São Miguel Arcanjo. O resultado da análise de documentos de habilitação e classificação final das participantes foi publicado na quarta-feira passada (13), véspera do feriado, com o prazo de cinco dias úteis para interposição de recursos encerrando esta semana. Foi declarado vencedor o consórcio formado pelas empresas Contersolo Construtora de Obras Eireli e Weiller Construção Civil Ltda, com proposta de preço de R$ 5,45 milhões.
O DER/PR irá analisar todos os recursos, bem como as contrarrazões das empresas que forem objeto de recurso, e publicará um resultado final em diário oficial e no portal Compras Paraná. Caso não haja recursos interpostos, o resultado já segue para homologação, seguida pela assinatura de contrato.
A passarela terá uma sessão de 55,60 metros sobre a rodovia e um trecho em rampa de 42,20 metros, sendo a estrutura inteiramente em concreto armado pré-moldado. Ela terá largura de 5,14 metros, permitindo a travessia simultânea de duas pessoas em cada sentido.
Na rodovia será executada uma nova rotatória em nível, com novos acessos e um retorno para Bandeirantes. A previsão de conclusão, uma vez assinado contrato e emitida ordem de serviço, é de quatro meses.
O Santuário São Miguel Arcanjo, localizado no município de Bandeirantes, é considerado o terceiro maior do mundo dedicado ao santo, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Em datas comemorativas, a estimativa é de um público superior a 30 mil pessoas. (Com informações da AEN)