Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes: fazenda escola com 150 hectares
Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes: fazenda escola com 150 hectares | Foto: Divulgação - Uenp

Há exatos 50 anos, em 25 de novembro de 1970, nascia o curso de agronomia da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná), na época denominada Escola Superior de Agronomia de Bandeirantes. De lá para cá já foram 4.720 engenheiros agrônomos graduados pela instituição. O curso é considerado uns dos melhores do Brasil pelas avaliações. Em 2019, o curso alcançou nota 4 no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Para o coordenador do curso, professor-doutor José Celso Martins, um grande diferencial é a formação acadêmica do corpo docente. “O curso de agronomia possui 34 professores, dos quais 88,2% são doutores, 8,8% são mestres e 2,9% graduados", afirma ele, que é formado na quarta turma, em 1976.

“A agronomia da Uenp tem por objetivo desenvolver no educando o respeito à fauna e à flora; a conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água; o uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente; o emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais”, detalha o coordenador.

“Poucos cursos no Brasil possuem a estrutura e a excelência que a graduação em agronomia da Uenp possui. Temos uma Fazenda Escola com cerca de 150 hectares para que nossos estudantes possam desenvolver seus estudos e pesquisas, tudo isso aliado a um corpo docente de excelência", observou a reitora da instituição, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan.

HISTÓRIA

O diretor do campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, Ederson Marcos Sgarbi, ressalta a importância do curso para a história que se seguiria após sua criação em 1970. “Agradecemos a existência do curso de agronomia que foi primordial para a criação dos novos cursos do campus e para criação e consolidação da Universidade Estadual do Norte do Paraná. "

Imagem ilustrativa da imagem Curso de agronomia da Uenp completa 50 anos
| Foto: Divulgação

PRIMEIRO VESTIBULAR

O decreto federal 67657, autorizando o funcionamento da Escola Superior de Agronomia de Bandeirantes foi assinado pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici em 25 de novembro de 1970 . Assumiu como primeiro diretor o professor Thomas Nicolleti, que, logo em seguida, foi sucedido pelo professor Luiz Trajano Silva, que era o engenheiro civil responsável pelas construções dos prédios que abrigaria o então recém-criado curso.

No ano seguinte, em janeiro, foi realizado o primeiro vestibular e, em março, a aula inaugural da FFALM, proferida pelo professor-doutor Salvador de Toledo Pizza Júnior, da ESALQ USP- de Piracicaba.

Em 1973, o curso passa a ser chamado de Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel, uma homenagem a quem, além de grande incentivador na criação do curso, juntamente a seus familiares e com a família Zambon, doaram os 62 alqueires de terra, que foram liberados, gradativamente, a medida do crescimento do curso e que hoje abriga o Campus Luiz Meneghel. Em 1974, através do Decreto Federal nº 74620, o curso foi reconhecido antes de formar a 1ª turma, que aconteceu em dezembro do mesmo ano.

Com a criação de mais cursos, como medicina veterinária e ciências biológicas, em 2000, a Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel, passou a ser denominada Fundação Faculdades Luiz Meneghel . Três anos depois, por meio de decreto estadual, a fundação deixa de ser instituição municipal para ser estadual. Em 2006, ela foi integrada à recém-criada Universidade Estadual do Norte do Paraná. Em 2012, foi criado o Programa de Mestrado em Agronomia da instituição.