Ibiporã - A paisagem mudou e tem atraído moradores da cidade e até da região. “Está ótimo em vista da quiçaça que era. Ficou muito bacana e acredito que vai valorizar o entorno”, opinou o pedreiro aposentado Laor dos Santos, que há cerca de oito anos mora no jardim da Éden e ficou animado com a finalização da obra do lago Dom Pedro Zilli, que foi oficialmente inaugurado no fim de semana em Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina).

LEIA TAMBÉM: Estrada da Prata, entre Cambé a Prado Ferreira, será recuperada

O lago vinha sendo chamado de Beltrão Park, por conta do bairro onde está localizado, no entanto, recebeu um novo nome, em homenagem ao religioso do Pime (Pontifício Instituto das Missões Exteriores) que se mudou para o município aos 17 anos, onde atuou com vários trabalhos pastorais e missionários. Primeiro bispo da diocese de Bafatá, na Guiné-Bissau, África, morreu vítima da Covid-19 em março de 2021.

A estrutura começou a ser construída há quatro anos e foi dividida em várias etapas, com algumas intercorrências durante os serviços. Em 2019, por exemplo, o município tentou um empréstimo de quase R$ 6,6 milhões junto à Caixa Econômica Federal, no entanto, a busca pelo recurso foi barrada na Câmara Municipal. A fase final foi assumida por uma terceirizada, que deveria ter concluído em dezembro, porém, houve atrasos justificados pelas chuvas.

No total foram gastos aproximadamente R$ 5,6 milhões. “A entrega do lago é uma conquista aguardada com grande expectativa e que, com certeza, servirá como um espaço de convívio e lazer para as famílias”, destacou o prefeito José Maria Ferreira.

Além do lago, a área conta com quadras de basquete e de areia, bancos e lixeiras. “Ibiporã cresceu muito e faltam espaços de lazer para as famílias, que muitas vezes acabam tendo que ir para Londrina. Esse lago acaba fazendo com que a população valorize a própria cidade”, opinou a babá Adriana Mendes.

SOM ALTO

O novo espaço também tem provocado alguns problemas para a região. “Vários grupos vêm aqui e ficam com som alto até tarde, deixam sujeira de garrafas, ficam empinando moto. Tiveram algumas operações e deu uma diminuída, mas essas dificuldades ainda acontecem, principalmente aos fins de semana”, relatou um morador, que preferiu não ser identificado.

Foram instaladas 16 câmeras de segurança no local e um servidor do município tem ficado durante o dia para promover a manutenção e organização "A Polícia Militar tem mantido a ronda e a presença constante durante todos os dias da semana justamente para inibir comportamentos que possam causar incomodo ou algum tipo de risco", garantiu o município.

OUTROS LAGOS

A prefeitura planeja construir outros dois lagos entre os bairros Henrique Alves Pereira e jardim Cinquentenário, próximo do Contorno Norte. O parque Vale dos Tucanos deverá ter 456 metros quadrados de área revitalizada. No início do ano o IAT (Instituto Água e Terra) liberou as outorgas para utilização do córrego Tucano.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.