Imagem ilustrativa da imagem Volante do Mustang retrata a tecnologia de cada época



O volante do Ford Mustang 2018 foi criado com a colaboração de desenvolvedores de videogames que permite sua personalização. Funções como modos direção, controle de arrancada, e comandos do quadro de instrumentos são todos digitais. O quadro de instrumentos de 12 polegadas oferece vários layouts de tela.
A intenção da montadora foi trazer para o volante a evolução tecnológica do esportivo. Com mais de 50 anos de história e inovações, o Mustang é um símbolo de design e tecnologia, que mostra o avanço dos carros esportivos. O volante é um dos itens que revelam o carisma e constante desenvolvimento do carro, com funções que retratam a estética e o grau técnico de cada época.
No lançamento do primeiro Mustang, em 1964, os volantes eram grandes, finos e, além de comandar as rodas, no máximo incorporavam a buzina. Atualmente, reúnem cada vez mais funções, são digitais e acompanham o avanço da eletrônica embarcada. Pioneiro entre os esportivos de massa, o "pony car" é também uma referência que ditou as tendências da indústria.
A primeira geração do Mustang introduziu o padrão clássico de capô longo, cabine estreita e traseira curta, que se tornou a assinatura da linha. O interior, de cockpit duplo, tinha um volante emblemático. Seu diâmetro grande, de 16 polegadas, facilitava as manobras, já que a assistência hidráulica era opcional.
Dez anos depois do Mustang chegar ao mercado, a Ford lançou a segunda geração, que ganhou a opção de direção assistida com pinhão e cremalheira que permitiu a oferta de um volante menor, em vez dos padrões de 16 polegadas.
A lendária versão de alta performance com motor turbo de quatro cilindros Mustange SVO (Special Vehicle Operations) tinha os logotipos Ford e "SVO" gravados no centro do revestimento de couro da direção.
Na década de 1990, os botões do piloto automático ganharam uma posição mais ergonômica e a quarta geração do veículo, chegou inspirada no modelo original, com cockpit duplo e formas esculpidas no painel. Vários comandos ficaram mais fáceis de usar, aumentando a praticidade e segurança. O comando da buzina voltou para o centro do volante, integrado à tampa articulada do airbag.
Os volantes do passado (modelos 1965-1967) também inspiraram a quinta geração, lançada em 2005. Em 2013, o volante do Mustang tornou-se o centro de controle de tecnologia do carro. Passou a incluir um botão de quatro vias, além de um "OK" para controle da tela do painel de instrumentos. Nos modelos Boss 302 e Shelby GT500, era revestido de couro Alcantara, inspirado em competições.
Na sexta geração do Mustang, o volante foi totalmente redesenhado e incorporou-se quase 20 botões. Os da direita comandam o SYNC e o rádio, enquanto os da esquerda controlam o piloto automático adaptativo e a tela do painel de instrumentos. Os controles de marcha no volante "paddle shift" foram oferecidos pela primeira vez no Mustang com transmissão automática.