Após a vinda do governador Ratinho Junior (PSD) a Londrina na semana passada e com a tramitação do projeto do novo modelo de pedágio avançando na AL (Assembleia Legislativa) do Paraná, representantes de distritos do município, cooperativas agroindustriais, movimentos sociais e de empresas instaladas na rodovia PR-445 voltaram a se mobilizar contra a instalação de praça de pedágio. O grupo foi até a Câmara Municipal de Londrina nesta segunda-feira (16) e se reuniu com vereadores da Comissão Especial de Acompanhamento do Novo Modelo de Pedágio no Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores dos distritos, agricultores e Câmara se unem contra pedágio na PR-445
| Foto: Devanir Parra/Divulgação/CML

O objetivo do encontro foi buscar o apoio da sociedade civil na mobilização contra a implantação de uma praça de pedágio na PR-445, no trecho que vai de Londrina até o entroncamento com a BR-376, em Mauá da Serra. Em Londrina, o governador garantiu que a duplicação será feita com recursos do Estado e afirmou que o pedágio de manutenção será instalado depois de Tamarana, mais próximo do trevo de Mauá da Serra. "Será votado nesta semana o projeto de delegação das rodovias paranaenses para a instalação de praças de pedágio. Somos contrários à instalação de qualquer praça de pedágio aqui na saída de Londrina, nesse trecho que congrega todos os distritos rurais", afirmou o vereador e presidente da Câmara, Jairo Tamura (PL).

Segundo ele, o projeto não detalha o local onde a praça será construída e o pedágio neste trecho dificultaria o deslocamento dos moradores dos distritos para a sede do município e prejudicaria o escoamento da produção agrícola, pois haveria aumento nos custos de transporte. Participaram da reunião desta segunda representantes da Cocamar, Agro 100, Cooperativa Integrada, entre outras entidades.

Um documento assinado pelos vereadores e participantes do encontro será enviado à Assembleia Legislativa , que analisa o projeto de lei (PL) estadual 372/2021. Apresentado pela gestão Ratinho Junior, o texto autoriza o Paraná a delegar à União a administração e exploração de rodovias estaduais. A aprovação do projeto é necessária para que a União possa conceder as rodovias estaduais à iniciativa privada por meio de leilão na Bolsa de Valores (B3). Na última quarta-feira (11), a proposta foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Alep e a expectativa é que o projeto seja discutido no plenário da Assembleia ainda nesta semana.

Presidente da comissão especial da Câmara criada para acompanhar o novo modelo de pedágio, o vereador Fernando Madureira (PTB), líder do prefeito na Casa, afirmou que durante o encontro os vereadores prestaram contas aos participantes sobre as articulações políticas que têm sido feitas pelo Legislativo de Londrina para evitar uma praça de pedágio na região. Além de Madureira, integram a comissão a vereadora Lenir de Assis (PT), como relatora, e o vereador Beto Cambará (Podemos), como membro.