Sem nenhuma obra de infraestrutura viária contemplada até agora na terceira versão do recém-lançado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a administração municipal de Londrina procura aproveitar o bom trânsito com o governo federal evidenciado nesta semana, com a inclusão do Contorno Leste na concessão do pedágio, para emplacar ao menos outros dois projetos, um em cada ponta da cidade.

“Eu pedi a duplicação da [Avenida] Saul Elkind. Vamos fazer agora do [Conjunto] Chefe Newton [Guimarães] até o [Residencial] Vista Bela, já está licitando a obra. Eu pedi do Vista Bela até Cambé. Pedimos também a Estrada do Limoeiro. Estamos avaliando se alguma outra a gente vai tentar incluir também no PAC”, afirmou o prefeito Marcelo Belinati (PP) em entrevista à FOLHA na segunda-feira (21). Segundo ele, uma das alternativas é também reivindicar ao governo de Ratinho Junior (PSD). “A gente tem uma boa relação”.

EM BUSCA DE EMENDAS

Somando cerca de um quilômetro, a primeira parte da duplicação do “lado oeste” da Saul Elkind, na região norte, já tem recursos garantidos e terá o processo do edital de concorrência concluído em breve, conforme apontado pelo secretário de Planejamento de Londrina, Marcelo Canhada. “Vamos fazer o primeiro trecho na zona mais habitada”.

Ele apontou que hoje a busca é por recursos para o segmento seguinte, que é mais extenso e chega no limite com a cidade vizinha. Além de bater à porta dos palácios do Planalto e Iguaçu, deputados federais também têm sido acionados por Belinati para, via emendas parlamentares, angariar o dinheiro necessário. “É uma obra extremamente importante, porque ela vai passar em frente à Cidade Industrial [Cilon]”, avaliou o secretário.

Aguardando autorização da Sanepar por conta de o local abrigar tubulações de captação de água no Rio Tibagi, os dois primeiros quilômetros de revitalização da Estrada do Limoeiro, na região leste, já têm verba garantida e licitação encaminhada – mas ainda não lançada. As informações também são do titular do Planejamento. “Ela vai ter um pavimento adequado, que possa trazer segurança para os carros, e vai ter acostamento, o que não tem hoje”, acrescentou Canhada.

MUNICÍPIOS QUEREM FATIA DO PAC

Embora ressalve que o tema “ainda está muito cru”, Belinati disse que quer concluir a pavimentação da Estrada do Limoeiro até o fim de sua administração, em dezembro de 2024. “Vamos tentar ver se conseguimos incluir no PAC de onde não tem asfalto até a beira do barranco do Rio Tibagi [...] A minha pretensão é que a gente consiga fazer esses seis quilômetros ainda durante meu mandato de prefeito”.

“Estamos na iminência de nos inscrever no Ministério da Integração para nos credenciar para poder receber esses recursos [...] Para fazer obra de infraestrutura, a gente busca de várias fontes [...] O prefeito está solicitando ao governo para que abra oportunidade para os municípios apresentarem suas prioridades na área de infraestrutura urbana”, acrescentou Canhada.

Seja com nas tratativas com o presidente Lula (PT) ou o governador Ratinho Junior, Belinati defendeu o pragmatismo para emplacar obras em sua gestão. “Divergências políticas, você debate no período eleitoral. Passou a eleição, tem que estar todo mundo junto, trabalhando pelo bem comum da cidade.”